O Ipem-SP, (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, segue na rotina do Controle Metrológico Legal executando as atividades de verificações iniciais de Medidores de Umidade de Grãos, utilizados nas transações comerciais envolvendo produtos do agronegócio.
O Centro de Calibração, integrante do Departamento de Metrologia Científica e Industrial do Ipem-SP, é o setor responsável pela verificação metrológica inicial realizada na empresa fabricante do instrumento, a Indústria e Comércio Eletro Eletrônica Gehaka. Até o momento, a Gehaka, localizada na zona sul da capital, é a única fabricante no estado de São Paulo que possui modelo aprovado pelo Inmetro de medidores de umidade de grãos.
Esses medidores são utilizados pelas empresas do segmento de grãos (soja, milho, feijão, café, arroz etc.) na produção, estocagem, comercialização e exportação, haja vista que o teor de umidade do grão é parâmetro importante na definição do seu preço.
Em abril 33 medidores passaram por verificação inicial. Em 2020 já foram verificadas 135 unidades e no ano de 2019 foram 426.
De acordo com regulamentos do Inmetro, todos os medidores de umidade de grãos fabricados ou importados, utilizados em transações comerciais, devem ter modelo aprovado pelo Inmetro, bem como ser obrigatoriamente verificados por um órgão metrológico oficial antes de serem disponibilizados no mercado. Se aprovado nos ensaios, cada medidor recebe um certificado e uma marca de verificação.
O contato com a equipe do Centro de Calibração do Ipem-SP pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no site do Ipem-SP www.ipem.sp.gov.br.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..