O Ipem-SP, (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, por meio da regional de São Carlos, realizou nesta terça-feira, 28 de abril, a verificação inicial de 6 medidores de gases de exaustão veicular na fábrica deste instrumento, a empresa Tecnomotor Eletrônica do Brasil SA, localizada em São Carlos.
O objetivo é verificar os instrumentos, conforme portaria Inmetro nº 155/2005, utilizados para a medição dos gases de exaustão dos veículos automotores que possuam motores de ignição por centelha (ciclo Otto). Estes instrumentos são utilizados para determinar a fração volumétrica dos seguintes gases componentes da exaustão veicular: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e hidrocarbonetos (HC, em termos de n-hexano).
Este serviço é utilizado por órgãos públicos de trânsito, organismos de inspeção veicular, oficinas de manutenção veicular e demais detentores deste instrumento.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e instrumentos. É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..